A Madeira recebeu, no fim de semana (20 e 21) a 21.ª edição do Fórum de Arbitragem, iniciativa do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol que decorre duas vezes por ano, de forma descentralizada, para discutir questões de fundo para a arbitragem nacional, juntando no mesmo espaço todos os Conselhos de Arbitragem das associações de futebol regionais.

No âmbito do evento, a Associação de Futebol de Setúbal, que esteve representada pelo presidente e vice-presidente do Conselho de Arbitragem Luís Ramos e Paulo Parreira, respetivamente, assumiu particular destaque, já que foi convidada a promover uma apresentação sobre a realidade daquilo que é a arbitragem no nosso distrito.

“Foi um momento institucional muito importante, que nos permitiu evidenciar, numa partilha de âmbito nacional, o trabalho que continua a ser desenvolvido na nossa região”, registou Luís Ramos, para quem a arbitragem setubalense, apesar de tudo, é reconhecida como uma das referências do setor”.

“Desejamos ter mais e melhores árbitros e árbitras, no futebol, no futsal e no futebol de praia, e é nesse sentido que estão centrados todos os esforços do Conselho de Arbitragem da AF Setúbal”, apontou o líder do CA.

Luís Ramos e Paulo Parreira representaram o CA da AF Setúbal 

Refira-se que no 21.º Fórum da Arbitragem foi apresentado um Plano de Desenvolvimento Estratégico para a arbitragem nacional, com foco em três vetores fundamentais: o recrutamento, a formação e a avaliação. Um dos grandes objetivos deste projeto é criar um plano de recrutamento e retenção de árbitros e árbitras, mediante um apoio efetivo ao nível de recursos humanos a este trabalho desenvolvido pelas Associações DIstritais e Regionais, com a criação de uma equipa dedicada a este tema. Ainda neste âmbito, merece nota de realce a questão importância da psicologia desportiva no desenvolvimento dos árbitros.

O 21.º Fórum da Arbitragem Nacional contou, entre outras personalidades, com a presença do presidente do CA da FPF, Fontelas Gomes, e de Arménio Pinho, em representação da Direção da FPF, bem como do presidente da AF Madeira, Rui Marote.

A próxima edição do Fórum de Arbitragem vai realizar-se em Évora.

 

c/FPF