O Pavilhão do Clube Recreativo Piedense (CR Piedense), na Cova da Piedade, Almada, foi, este sábado (11), o palco do primeiro JOGA + em 2025, ação que resultou em renovada etapa de particular divertimento de quase duas centenas de crianças.
Com a organização da Associação de Futebol de Setúbal em colaboração com o CR Piedense, o 7.º encontro JOGA + dedicado ao futsal na presente época, motivou entusiástica participação de atletas e familiares, no âmbito de uma manhã repleta de convívio dentro e fora da quadra, num reforço daquilo que está na génese de uma iniciativa que visa contribuir em prol da atividade desportiva dos mais pequenos e promover momentos de reforço da formação de base.
No pavilhão do CR Piedense participaram um total de 175 meninas e meninos (110 traquinas e 65 petizes), assumindo o protagonismo nos 45 minijogos realizados pelas 27 equipas representantes de 11 clubes filiados na AF Setúbal, nomeadamente: CR Piedense, AD Quinta do Conde, AF Estrelas de Setúbal/VFC, AJ Os Caramelos, CA Santa Marta do Pinhal, CD Colégio Minerva, CDR Águias Unidas, CR Sobredense, GMD União e Progresso, Portugal CR e URJ Fernão Ferro.
Nuno Marques, diretor para o futsal do CR Piedense, emblema anfitrião do evento pela segunda vez, não hesitou em avaliar a realização do JOGA + como “bastante positivo”. “Foi uma manhã preenchida pela felicidade dos nossos meninos e de todos quantos participaram no evento”.
“Temos todo o interesse em continuar a participar em todas as ações JOGA +, de forma que os nossos atletas tenham um bom desenvolvimento no processo formativo”, garantiu o responsável, reforçando que “o JOGA + é extramente importante devido ao dinamismo que promove, evidenciado os fundamentos e a prática desportiva num contexto adequado”.
Nuno Marques salientou que o CR Piedense tem perto de 190 praticantes, desde o escalão de petizes até seniores, e “tem havido uma grande procura e satisfação de todos quantos dinamizam a atividade no seio do clube”. “Estamos no bom caminho e sempre a crescer”.
Contudo, e perante este cenário evolutivo de um emblema que é referência no futsal, “o único senão é o facto do nosso pavilhão começar a ter uma taxa de ocupação cada vez maior, o que dificulta a gestão dos tempos de treinos necessários às equipas. Esse é o grande problema com que nos deparamos”.
O evento distrital contou com a organização da AF Setúbal, operacionalizada pelo responsável para área do futsal, Pedro Henriques, e por dirigentes e técnicos do CR Piedense.
A Direção da AF Setúbal, que esteve representada no evento pelo vice-presidente João Aires, agradece ao CR Piedense o acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização daquele que foi o sétimo JOGA + dedicado ao futsal na presente época.
Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.