A Seleção Distrital de Futebol Sénior da Associação de Futebol de Setúbal foi reconhecida esta quarta-feira, numa unidade hoteleira da cidade sadina, pela destacada prestação competitiva evidenciada na Fase Final Nacional referente à edição 2024 da Taça das Regiões da UEFA.

Num momento de particular confraternização, o evento promovido pela Direção da AF Setúbal reuniu jogadores e demais elementos da estrutura associativa que representaram a seleção distrital na Fase Final Nacional da prova interassociativa, mas também presidentes, responsáveis diretivos e treinadores dos 12 clubes que tiveram atletas representados no conjunto distrital, que se assumiu como um espaço de reforço da valorização da qualidade dos atletas e de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos clubes.

Na ocasião, Francisco Cardoso, presidente da Direção da AF Setúbal, agradeceu aos jogadores que vestiram a camisola representativa do futebol do distrito “com satisfação e orgulho” por “todo o empenho e compromisso demonstrado em nome da seleção”, os quais “contribuíram para a formação de um grupo que foi reconhecido pelo talento e qualidade competitiva e evidenciou um companheirismo exemplar”, realçando, igualmente, o agradecimento pela dedicação e trabalho patenteados pela estrutura técnica distrital ligada ao futebol sénior, liderada pelo selecionador Rui Fonseca.  

O presidente da AF Setúbal enalteceu, igualmente, aos clubes que tiveram jogadores representados na competição, “a disponibilidade e prestimosa colaboração institucional dos respetivos dirigentes e técnicos pela forma como encaram os trabalhos de preparação da seleção e a importância da participação associativa na prova”.

“Esta seleção, com 12 clubes representados, veio comprovar a qualidade dos jogadores que atuam na nossa região e de todos os demais intervenientes que, através do seu trabalho, têm contribuído para fortalecer a competitividade do futebol sénior distrital”, assinalou Francisco Cardoso, antes de reiterar a saudação pela meritória prestação do selecionado associativo, que “muito honrou a AF Setúbal e que, tal como foi do reconhecimento geral, resultou num percurso, apesar de tudo, assinalável”.

No âmbito do evento, Francisco Cardoso e João Aires, presidente e vice-presidente da Direção, a par de Amadeu Mota, diretor associativo, distinguiram os elementos que representaram a comitiva da AF Setúbal na Fase Final da prova (oferta de uma camisola da seleção e uma placa com a foto de conjunto), bem como reconheceram os clubes representados na seleção distrital, através dos respetivos presidentes.

Galeria de fotos AQUI

Recorde-se que a Seleção Distrital de Futebol Sénior da Associação de Futebol de Setúbal disputou, entre 29 e 3 de março, a Fase Final Nacional da Taça das Regiões da UEFA, prova que envolveu as oito congéneres apuradas na Fase Regional, tendo ficado a presença no jogo de atribuição do título, em face dos critérios regulamentares de desempate, à distância de mais um golo marcado.

O percurso da seleção da AF Setúbal tendo em vista a participação na prova interassociativa, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, recorde-se, começou no dia 25 de outubro de 2023, com a realização do primeiro treino.

Entre 8 e 10 de dezembro, a seleção participou na Fase Regional, realizada em Beja, onde somou um triunfo, diante a AF Beja, e um empate, no encontro com a AF Algarve, resultados que valeram à representação da AF Setúbal o 1.º lugar na classificação do Grupo 4 e a consequente qualificação para a Fase Final Nacional.

De Beja, a ambição competitiva seguiu para Castelo Branco, distrito que serviu de palco, entre 29 e 4 de março, à disputa pela vitória na Fase Final Nacional da edição 2024 da Taça das Regiões da UEFA.

Envolvida no Grupo “B”, a seleção da AF Setúbal começou por vencer a partida disputada com AF Castelo Branco, tendo depois, enfrentado a congénere de Braga, com quem empatou, num desfecho que acabou por ser insuficiente para assegurar a vaga no jogo da final da competição.

Comitiva que integrou a Seleção AF Setúbal Futebol Sénior – Fase Final Nacional da Taça das Regiões 2024

Dirigentes AF Setúbal: Amândio de Jesus e José Teixeira (diretores);

Equipa técnica distrital: Pedro Santos (coordenador técnico distrital), Rui Fonseca (selecionador distrital), Manuel Pinéu e Álvaro Mendes (treinadores-adjuntos), Carlos Camões (treinador de guarda-redes);

Jogadores: Diogo Arreigota, André Gomes, Bruno Martinho, Miguel Pinéu, Jorge Iguaran, Miguel Matos (C. Olímpico do Montijo SAD); João Crespo (UFC Moitense); João Pendão, Nélson Cruz (GD Alcochetense); Bernardo Chorinha, Jamil Pires (UF Comércio e Indústria); Luís Debi (UDC Banheirense); Gonçalo Dias, Afonso Récio (GD Pescadores da Costa de Caparica); Omar Alani (Botafogo FC); Gildo Sambu (Almada AC); Diogo Galvão (GD Alfarim); Frederico Bambo (Charneca de Caparica FC); Tiago Penha (GD Sesimbra); Valdo Wilson (União SC);

Elementos da estrutura técnica associativa: Nuno Silva (massagista), Joaquim Guerra (comunicação), Carlos Grilo (equipamentos).

Recorde-se que a Taça das Regiões da UEFA, que se realiza de dois em dois anos, é uma competição exclusivamente para jogadores seniores, que, entre outros critérios, nunca tenham sido profissionais.