O Pavilhão da Escola Secundária Romeu Correia, no Feijó, entrou, este sábado (8) para a história do JOGA + ao registar a maior participação de sempre numa etapa dedicada ao futsal.
No dia que marcou a estreia do Futsal Feijó – Associação Desportiva de Laranjeiro e Feijó na qualidade de emblema anfitrião do evento e de clube representado, foram 233 as meninas e meninos que vivenciaram, mais uma vez, aquilo que é a experiência JOGA +, número que passa a constituir novo máximo absoluto de participação de atletas em encontros de futsal, que até aqui se cifrava em 206.
Ao longo do período da manhã, o 9.º JOGA + dedicado ao futsal, na presente época, numa organização da Associação de Futebol de Setúbal em estreita colaboração com o Futsal Feijó ADLF, a jornada recorde de participação não podia deixar de resultar em enorme divertimento e entusiasmo das mais de duas centenas de crianças (84 petizes e 149 traquinas) pelo jogar à bola, assumindo o protagonismo numa atividade de verdadeira promoção do futsal de base.
Com a bancada sempre lotada de familiares, o Pavilhão da Escola Secundária Romeu Correia foi palco da realização de 62 minijogos pelas 17 equipas de petizes e 24 de traquinas que representaram um total de 15 clubes filiados na AF Setúbal, a saber:
Futsal Feijó ADLF, ADIJ Bairro Miranda, AD Quinta do Conde, AF Estrelas de Setúbal/VFC, AJ Os Caramelos, AMA Zona Sul, CDR Águias Unidas, CR Piedense, CR Sobredense, CA Santa Marta do Pinhal, CD Colégio Minerva, GD Alegria e Trabalho, GMD União e Progresso, Portugal CR e URJ Fernão Ferro.
A manhã foi marcante para o historial do JOGA +, mas também para o Futsal Feijó ADLF que se estreou nestas andanças… em dose dupla.
“Foi excelente. Nunca tínhamos participado. Em termos de organização, a AF Setúbal tem a logística do evento muito bem preparada, o que facilita toda a dinâmica que é vivida durante a ação que contou com a participação de muitos meninos e meninas, que é o que se pretende. É uma excelente iniciativa e gostámos bastante”, começou por assinalar Paulo Santos, vice-presidente e coordenador técnico do Futsal Feijó ADLF.
O responsável do emblema coorganizador reforçou que “é fundamental haver este tipo de iniciativas, porque o futsal cresce é com novas equipas e praticantes cada vez mais novos, tanto meninos como meninas”.
Sobre a estreia da equipa feminina de traquinas do Futsal Feijó ADLF em contexto de jogo, Paulo Santos foi elucidativo: “No fim, o sorriso delas é que conta e foi a prova em como valeu a pena a nossa participação e que o JOGA + faz sentido. Quando as atletas acabam o evento a sorrir e os familiares estão contentes isso é que conta”.
“O contentamento foi transversal a todas as crianças das equipas presentes. Esperamos que tenham gostado da nossa receção. Tentámos fazer o nosso melhor, proporcionando a quem nos visitou uma manhã acolhedora. O feedback que recebemos foi nesse sentido”, destacou.
Sobre o regresso do JOGA +, Paulo Santos escancara as portas. “No Futsal Feijó ADLF tudo o que seja promover o futsal temos todo o gosto em receber. O JOGA + é uma iniciativa que é, volto a dizer, excelente e bem organizada pela AF Setúbal”.
O futsal feminino no âmbito do nosso universo associativo tem no Futsal Feijó ADLF uma referência. “Desde as traquinas às seniores, temos todos os escalões femininos em atividade”, assinalou Paulo Santos, sobre aquilo que é a realidade do emblema sediado no concelho de Almada.
Entretanto, refira-se que a formação sénior continua a somar feitos competitivos. Ainda no sábado, ao final da tarde, poucas horas depois da realização do JOGA +, a equipa sénior do Futsal Feijó ADLF/Metaseguros assegurou, na condição de visitada, a presença na Final Four da Taça de Portugal Placard.
“São duas presenças da nossa equipa sénior, pela segunda época consecutiva, nas meias-finais das taças da Liga e de Portugal. Estamos em 4.º lugar na Liga Placard... Acho que para o nosso distrito e para a AF Setúbal são feitos muito grandes, mas também conseguidos por um clube com todas as equipas a disputar provas, desde as traquinas às seniores”, enalteceu, com especial entusiasmo, Paulo Santos, vice-presidente do Futsal Feijó ADLF.
O JOGA + deste sábado contou com a organização da AF Setúbal, operacionalizada pelo responsável para área do futsal, Pedro Henriques, e por dirigentes, técnicos e colaboradores do Futsal Feijó ADLF.
A Direção da AF Setúbal, que esteve representada no evento pelo diretor José Teixeira, agradece ao Futsal Feijó ADLF o acolhimento e toda a colaboração e dedicação institucional evidenciada em nome da realização daquele que foi o nono JOGA + dedicado ao futsal na presente época.
Recorde-se que o JOGA + é um projeto idealizado pela Associação de Futebol de Setúbal, reservado às crianças (traquinas e petizes), que visa promover, de forma informal, o desenvolvimento do futebol, futsal e futebol de praia de base, com ações dinamizadas em estreita colaboração institucional com os clubes do nosso universo associativo.